O Governo de Pernambuco anunciou que os sete mil novos profissionais de segurança prometidos para reforçar o efetivo estadual estarão atuando nas ruas até o final de 2026. A medida integra o programa Juntos pela Segurança, que prevê um investimento de R$ 2,3 bilhões em ações voltadas ao fortalecimento da Defesa Social, abrangendo desde a ampliação do efetivo até a modernização da estrutura policial em todo o estado.
Segundo o governo, mais da metade desse contingente — formado por policiais militares, civis, penais e bombeiros — já está em atividade. Os investimentos incluem a contratação de mão de obra qualificada, aquisição de novos veículos, armamentos, coletes de proteção individual e a construção e reforma de delegacias, batalhões da Polícia Militar e unidades do Corpo de Bombeiros.
A governadora Raquel Lyra destacou que os aportes já apresentam reflexos nos indicadores de segurança. “Os investimentos que temos feito por meio do Juntos pela Segurança apresentam resultados significativos, com a redução nos índices de violência. Em breve, ainda este ano, teremos novos ‘laranjinhas’ nas ruas. Vamos continuar com a renovação da frota, a entrega de armamentos e coletes e a realização de novos concursos, pois acreditamos que o fortalecimento da segurança pública passa pela valorização dos profissionais”, afirmou.
Atualmente, a Secretaria de Defesa Social (SDS) já renovou 100% da frota locada, ampliando em 24,09% o número de equipamentos, que passou de 2.420 para 3.003 unidades. Mais de 18 mil coletes balísticos foram distribuídos, além da entrega de 14.705 pistolas calibre 9mm. Somente em novembro do ano passado, o Estado investiu R$ 73 milhões na aquisição de armas, viaturas e um helicóptero.
Para o secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho, os números refletem um momento histórico para Pernambuco. “Sob a liderança da governadora Raquel Lyra, o estado vive o melhor momento da sua história na segurança pública. Alcançamos a menor taxa de homicídios já registrada e o menor número de roubos da série histórica, resultado de uma política firme de investimentos, reforço do efetivo e melhoria da estrutura das forças de segurança”, declarou.
Estrutura e expansão no interior
Além do reforço humano e material, o governo estadual tem ampliado a infraestrutura da segurança pública. Estão garantidos sete novos Complexos de Polícia Científica (CPCs) nos municípios de Floresta, Vitória de Santo Antão, Garanhuns, Arcoverde, Ouricuri, Serra Talhada e Petrolina, além da retomada das obras dos complexos de Caruaru e Salgueiro.
O plano prevê ainda a instalação de 25 novas delegacias em cidades como Araçoiaba, Abreu e Lima, Bezerros, Bonito, Carpina, Exu, Moreno, Recife, Surubim, Venturosa e Vitória de Santo Antão, que receberá cinco unidades especializadas, incluindo delegacia da mulher e de homicídios.
Também estão previstos novos batalhões da Polícia Militar em municípios estratégicos, como Petrolina, Caruaru, Arcoverde, Recife, Cabo de Santo Agostinho e Goiana. Já em relação ao Corpo de Bombeiros, 14 novas seções serão construídas em cidades do Agreste, Sertão e Região Metropolitana, ampliando a capacidade de resposta a emergências em todo o estado.
Com esse conjunto de ações, o Governo de Pernambuco aposta na combinação entre efetivo, equipamentos e infraestrutura para consolidar a política de segurança pública e ampliar a sensação de proteção da população.
