A cena política do Agreste ganhou novos contornos neste domingo (7) com a filiação do prefeito de Cupira, Eduardo Lira, ao PSDB. O ato, articulado pelo presidente da Assembleia Legislativa e dirigente estadual da legenda, deputado Álvaro Porto, e pelo pré-candidato a deputado federal Gabriel Porto, reuniu um grande conjunto de prefeitos, ex-prefeitos e lideranças regionais, transformando a adesão de Lira em um movimento de peso no tabuleiro eleitoral de 2026. Além de ingressar no partido, o gestor anunciou apoio à pré-candidatura de João Campos (PSB) ao governo de Pernambuco, ampliando o campo de alianças em torno do prefeito do Recife.
Durante o evento, Álvaro Porto destacou que a filiação simboliza um reposicionamento político no Agreste e reiterou críticas à atual gestão estadual. “Estive na base da atual governadora, mas me arrependo porque estamos vendo uma gestão sem entregas. É uma satisfação poder nos unir ao povo de Cupira para celebrar este anúncio de apoio do prefeito Eduardo a João Campos, que já deu provas de liderança e competência para promover as mudanças que o estado espera e precisa”, afirmou. O discurso reforçou que o PSDB deve atuar de forma orgânica na construção do palanque de João Campos em 2026.
Gabriel Porto também celebrou a chegada de Eduardo Lira ao partido. Para ele, a filiação fortalece o projeto político do grupo e amplia a presença tucana no Agreste. “João tem feito uma gestão moderna e arrojada no Recife e tem capacidade, vontade e força política para governar Pernambuco”, declarou. A presença maciça de lideranças regionais durante o ato consolidou a movimentação como um gesto de alinhamento político em torno da pré-campanha do prefeito do Recife.
O evento contou com a participação de diversos prefeitos, entre eles Caique (Angelim), Sandra Paes (Canhotinho), Ruben Lima (Panelas), Josué Mendes (Agrestina), Marivaldo Pena (Altinho), Erivaldo Chagas (Lajedo) e Alexandre Batité (São Bento do Una). Também marcaram presença ex-prefeitos como Genilson Lucena (Panelas), Felipe Porto (Canhotinho), Sandro Arandas (Ibirajuba), João Mendonça (Belo Jardim), Orlando (Altinho), Sandoval Cadengue e Beta Cadengue (Brejão).
O ato também aproximou três pré-candidatos ao Senado: o ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho; o ex-prefeito de Petrolina, Miguel Coelho; e a ex-deputada federal Marília Arraes. A participação dos três reforçou o peso político da filiação e a centralidade do Agreste na construção da Frente Popular para as eleições de 2026.
Foto: Lucas Patrício
